Vilnei Sessim assume a entidade, com desafio de manter a qualificação dos serviços e inovar no atendimento ao cidadão
No dia 5 de maio, em cerimônia realizada na sede da Fecomércio, em Porto Alegre, o SindiCFCRS empossou sua nova diretoria para a gestão 2022-2026. O sindicato patronal, que representa mais de 260 Centros de Formação de Condutores (CFCs) de todo o Rio Grande do Sul, passa a ser comandado pelo presidente Vilnei Pinheiro Sessim, que substitui no cago Edson Cunha, por 24 anos dirigente sindical.
A posse resgatou a fundação da entidade, em 1997, que remete à criação do Novo Detran. Desde então, a entidade se consolidou como representante da categoria em âmbito estadual, trabalhando pela manutenção da qualidade do processo de habilitação de condutores, renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de todos os outros serviços ligados à área, garantindo a melhor qualidade no atendimento ao usuário e a constante evolução das empresas associadas.
Diversas autoridades acompanharam a solenidade, como o diretor geral do Detran, Marcelo Soletti, e o diretor técnico da autarquia, Fábio Santos, o vice-presidente da Fecomércio, André Roncato, o presidente da Feneauto, Magnelson de Souza- entidades as quais o sindicato é associado-, e a deputada Patrícia Alba, em nome da Assembleia Legislativa.
Ao abrir o evento, o presidente sindical da gestão 2018-2022, Edson Luis Cunha, fez seu discurso de despedida, relembrando os primórdios do sindicato e a elaboração da portaria que autorizou o credenciamento dos CFCs, em 2000.”Nessa caminhada a gente conseguiu melhorar a formação de condutores, ampliar a carga horária, qualificar a formação”, disse.
Ele apontou ainda que o serviço dos CFCs tem se mostrado essencial para, junto com as ações do Detran, contribuir para a queda da acidentalidade no Estado. “A essência do nosso trabalho é salvar vidas”, enfatizou. Cunha disse também que seguirá no ramo, como proprietário de um CFC em Gravataí e advogado da área de trânsito, e que deixa o sindicato com “muita tranquilidade”. “E essa tranquilidade vem de saber que, ao longo dos últimos anos, nós tivemos o Vilnei Sessim, que assume a presidência, com uma trajetória e caminhada diária de acompanhamento das pautas da carreira e, agora, assumindo a presidência do sindicato. Tenham, os senhores, então, a certeza de que o sindicato e a categoria estarão em boas mãos, que o Detran terá uma pessoa capacitada, especialista em trânsito, competente para tocar esse trabalho”, disse.
Por fim, Cunha agradeceu aos colaboradores de sua gestão e o apoio dos empresários e do DetranRS, e falou que “entrega a chave do sindicato a Sessim, com a certeza de que ele fará um excelente trabalho”. “Muito obrigado a todos por esses 25 anos”, encerrou.
O ex-dirigente foi homenageado com a entrega de um troféu de reconhecimento ao seu trabalho, das mãos dos mais antigos proprietários de CFCs e instrutores de autoescolas e do presidente da Feneauto.
Em nome da Feneauto, Magnelson de Souza destacou que Cunha serviu de inspiração para todos os CFCs, fazendo com que o Rio Grande do Sul servisse de modelo para os CFCs do Brasil. “Temos hoje no Brasil quase 13 mil autoescolas e CFCs e vim aqui em nome deles, em gratidão ao trabalho do Edson pelo setor e para desejar ao Sessim que mantenha essa chama para que o RS continue sendo esse modelo exemplar na formação de condutores”, disse.
Também se manifestou o diretor geral do Detran, Marcelo Soletti, ressaltando a qualidade dos serviços credenciados dos CFCs, considerados modelo no País, e falou como exemplo o avanço da prova teórica eletrônica, hoje case de sucesso, acabando com a fila do exame teórico. “Temos o mesmo ideal, que é formar cada vez melhor o cidadão gaúcho e entregar um serviço de qualidade que continue sendo modelo”.
O vice-presidente da Fecomércio deu sequência à solenidade, empossando Sessim como presidente do SindiCFCRS. Em uma rápida saudação, destacou a parceria com o sindicato. “Para a Fecomércio-RS é uma honra poder participar de momentos especiais como esse, que fortalecem as relações sindicais e onde reforçamos o compromisso para novas entregas. Estamos aqui para ser um elo entre os Sindicatos e a CNC, mas sem vocês nada disso faz sentido. Vocês são a ponta que oportunizam o contato com os empresários e nos sinalizam as ações que são fundamentais”, disse.
Se dirigindo diretamente a Cunha, falou do trabalho em representação e defesa da categoria, e a Sessim desejou sucesso à nova gestão, “dando voz e colhendo frutos importantes para o setor”. Ao término de sua manifestação, Roncato deu posse a Sessim no novo cargo e à toda a diretoria que o acompanha para a gestão 2022-2026.
Comprometimento com a segurança no trânsito e a formação qualificada de condutores
Já como presidente do SindiCFCRS, Sessim falou à categoria: “Me sinto honrado e agradecido pelos meus colegas empresários terem me escolhido para presidir o SindiCFC, uma entidade forte, que há mais de 25 anos trabalha na direção dos CFCs. Agradeço a confiança e o apoio da diretoria e do até então presidente Edson Cunha, que me incentivaram a assumir o cargo, missão que aceitei reconhecendo a grandeza desse trabalho”.
Sessim ressaltou que a entidade continuará comprometida com a qualificação e formação dos condutores, além da segurança no trânsito. “Com a constante parceria com o governo do Estado e, principalmente, com o Detran, que tem como papel principal o de regrar, coordenar e fiscalizar nossas ações e, acima de tudo, para com o cidadão usuário, nosso ator principal em todos esses processos, zelando pela vida da sociedade gaúcha e brasileira, afinal, trânsito é vida”, disse.
Ao pontuar que os CFCs gaúchos são referência nacional, como mencionado anteriormente por outros oradores, enfatizou: “Podemos dizer que aqui nesses rincões do Brasil os CFCs cumprem totalmente a legislação, buscando constantemente o aprimoramento da classe e novas tecnologias como os exames teóricos eletrônicos, qualificando o serviço e reduzindo a burocracia, e gerando economia em papel”.
Sessim falou também das constantes inovações implementadas junto com o Detran, como também as aulas teóricas remotas e o sistema de provas teóricas eletrônicas, modernizando ainda mais o sistema, e agradeceu ao Detran e aos CFCs, “que não mediram esforços, em plena Covid-19, quando seus cofres estavam deficitários, para a implantação da sala de provas teóricas eletrônicas, demonstrando seu compromisso com a sociedade gaúcha e a permanência da qualificada formação de condutores.”
Agradeceu também ao apoio do Parlamento gaúcho, da Feneauto, da Fecomércio e, principalmente, dos empresários do setor, pela irrestrita participação ao longo desses 24 anos do Sindicato, renovando o pedido para que assim permaneçam nos próximos anos. Sessim destacou ainda a importância econômica do setor, que gera mais de 9,5 mil empregos diretos e cerca de 17 mil indiretos. “Contribuímos em uma importante fatia da economia do RS, além de concentrarmos nos CFCs todo o serviço de habilitação de condutores, com o atendimento a mais de 82 mil cidadãos por mês”.
Por fim, falou aos demais membros da diretoria que o acompanharão, agradecendo o comprometimento com o bem comum, e à equipe de bastidores do SindiCFC. “Teremos muito a fazer, temos uma grande oportunidade de olhar o passado com gratidão, o presente com ação e planejar o futuro com tenacidade e estratégia, buscando o melhor a cada dia para a nossa categoria”, encerrou.